terça-feira, 20 de março de 2012

ESCOLAS DE ICAPUÍ TERÃO ENSINO INTEGRAL ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DO MEC


O governo da reconstrução, capitaneado pelo prefeito Jerônimo Reis, consegue mais uma vitória ao incluir cinco escolas da nossa querida cidade no programa Mais Educação do MEC (vide relação das escolas ao final do texto).
O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Escola com ensino integral faz parte de uma das solicitações do Comitê Temático de Educação do Território do Litoral Leste e é o caminho mais eficaz para o filho do trabalhador alcançar a tão sonhada emancipação humana preconizada por Paulo Freire.

ESCOLAS CONTEMPLADAS:
EEF Fco. Ezequiel da Costa (Belém)
EFF Horizonte da Cidadania (Redonda)
EEF Joana Marques Bezerra (Barreiras)
EEF Maria Edilce Barbosa (Melancias)
CEI Rosa Filomena da Costa (Mutamba)
Domingos Sávio – Assessoria de Planejamento e Políticas Públicas (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO)

0 comentários: