segunda-feira, 7 de junho de 2010

ICAPUÍ RECEBE KIT DE IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal, criada pela Lei nº 55/90, é um importante espaço de fomento à leitura. Espaço que, para muitos, não passava de um amontoado de livros e para outros tantos, local de pesquisa e construção do saber.


Durante muito tempo funcionara de forma precária, em local inadequado e com poucas condições de acessibilidade. Observando que o funcionamento da Biblioteca Pública Municipal não correspondia às expectativas do público-alvo, a Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Departamento de Arte e Cultura, buscou desenvolver em parceria com o Estado (Secult) e governo Federal para estudar melhorias para o equipamento.


Após realização da visita técnica constatou-se que o espaço onde a Biblioteca funcionava era inadequado (Centro de Memória Chico Bagre) e que outro espaço seria necessário para o bom funcionamento do equipamento.

A partir daí, foi escolhido um novo espaço para funcionamento da Biblioteca, a antiga creche Maria Maia Rebouças. A Secult disponibilizou técnicos para a elaboração da nova planta do Espaço, adequando ás exigências legais, inclusive acessibilidade.

A Prefeitura Municipal de Icapuí já iniciou a reforma do espaço com recursos oriundo do Fundo Municipal de Cultura. Enquanto a reforma acontecia, recebemos o Kit de Implantação de Biblioteca Pública Municipal – Programa Livro Aberto – Governo Federal - que contém livros e equipamentos necessários para o bom funcionamento da nossa Biblioteca, conforme descrição seguinte:


1.087 títulos de material Bibliográficos

02 computadores com Softwares de catalogação e empréstimo

02 impressoras

02 nobreaks

1 TV de 29 polegadas

02 circuladores de ar

01 mine sistem

01 aparelho de DVD

04 mesas redondas

02 mesas de trabalho, com 02 cadeiras giratórias

04 estantes com 06 prateleiras

06 estantes baixas com rodízio

01 pufe amarelo, 01 pufe azul, 01 pufe vermelho

01 quadro de aviso grande e 01 quadro de aviso pequeno.


Em um segundo momento será disponibilizado, através de parceria com o Estado, uma estação digital, bem como ampliação do acervo. Durante o processo de instalação da Biblioteca foram capacitados funcionários para operacionalização do software, cadastramento dos livros bem como empréstimo, etc

0 comentários: