terça-feira, 5 de abril de 2011

HISTÓRICO DA BANDA DE ICAPUÍ

Banda de Música de Icapuí: uma história construída por todos

Vinculada à Prefeitura Municipal, a Banda de Música de Icapuí surgiu da necessidade de um fazer musical coletivo e do engajamento de jovens em um grupo de atividade artístico e cultural. Sua concretização se deu mediante aprovação de proposta encaminhada pela Associação Cultural Icapuiense (ACICA), em parceira com a Administração Municipal, ao Projeto Bandas (Pró-Bandas), da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE), órgão do Ministério da Cultura (MinC), sendo contemplada com um kit com 18  instrumentos de sopros sendo, 1 Requinta, 4 clarinetes, 1 sax alto, 3 trompetes, 3 saxhorns, 3 trombones de vara, 1 bombardino e 2 sousafones.
A cerimônia de entrega dos instrumentos se deu em 21 de agosto de 1997, fato este que marcou a data comemorativa do surgimento do grupo.
Atualmente, é formada por 40 (quarenta) integrantes e 54 (cinqüenta e quatro) alunos na fase de iniciação musical, entre eles crianças e adolescentes. Antes do recebimento de tais instrumentos, os músicos já exerciam atividade musical em um grupo de flautas da Prefeitura Municipal, criado em 1994, pelo maestro Flavio Jardilino, que o dirigiu até o ano de 1996. Com a sua saída, foi nomeado no ano de 1997, o maestro Robson Almeida, incumbido de dar continuidade às atividades iniciadas pelo maestro anterior.
No ano de 2006, a Banda foi novamente contemplada, sendo desta vez, com o Projeto de Ampliação de Instrumentos, da FUNARTE, momento em que recebeu um kit com 8 instrumentos sendo, 1 clarinete, 1 sax alto, 1 sax tenor, 1 saxhorn, 1 trompa, 1 trombone, 1 bombardino e 1 tuba. No mesmo ano, foi contemplada com mais 9 instrumentos, sendo 1 flauta, 3 clarinetes, 2 sax alto, 1 sax tenor e 2 trombones de vara, através do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP) vinculado ao Governo do Estado.
Somados aos 14 instrumentos (4 clarinetes, 2 saxes altos, 1 sax tenor, 4 trompetes, 1 bombardino, 1 tuba, 2 bombos e 1 bateria) adquiridos pela Prefeitura do Município e pelos próprios músicos, passou a somar  um total de 51 instrumentos musicais entre sopro e percussão.
Hoje, a Banda de Música de Icapuí desenvolve um Projeto baseado na resignificação social e cultural, proporcionando aos jovens um fazer artístico e musical, onde estes recebem formação profissionalizante na área da música.
No decorrer dos anos, a Banda de Música de Icapuí consolidou-se como uma atividade educacional na área da música, e, desde então, vem realizando diversas apresentações no Município e fora dele, ocasiões em que é executado um vasto repertório composto de ritmos regionais, eruditos e populares, que chamam a atenção do público e, em especial, os jovens, que, ao mesmo tempo, são convidados a ingressar nas atividades musicais.
A Banda é apoiada pelo Fundo Municipal de Cultura[1] (FMC), o qual oferece aos músicos uma bolsa no valor de R$ 100,00 (cem Reais) mensais, como forma de incentivo aos estudos musicais. A Banda também recebe, por vezes, da Prefeitura Municipal materiais necessários para a sua manutenção, como, Xerox, fardamento, manutenção dos instrumentos, bem como infra-estrutura, como espaço próprio para realizar suas atividades, apoio logístico em apresentações fora e dentro do Município como, lanche e transporte. O apoio engloba ainda, acompanhamento pedagógico e reuniões periódicas com os alunos e seus pais.



[1] O fundo Municipal de Cultura foi Criado pela Lei Nº 453/2005 de 14 de Novembro de 2005, com a finalidade de destinar 2% de todo o recurso Municipal para ser investido na cultura.  


0 comentários: