quinta-feira, 1 de julho de 2010

ESCOLA MARIA EDILSE DE MELANCIAS DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA

O programa Gestar II constitui-se em um importante meio que a escola disponibiliza para aprimorar os conhecimentos dos seus alunos, ao utilizar uma metodologia que possibilita um trabalho mais diversificado na área de Língua Portuguesa de acordo com as novas exigências do ensino na atualidade, tornando-se mais uma referência de trabalho para o professor que precisa aprimorar sempre a sua prática com vistas à melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes.


A equipe de professores da Maria Edilce envolvidos nesse programa, já está desenvolvendo o projeto “O Prazer da Leitura”, no sentido de aprimorar os conhecimentos dos alunos e incentivar neles o gosto pela leitura. Para tanto, são utilizados os mais variados tipos de gêneros textuais, entre eles a literatura infantil e juvenil. Assim como, valoriza-se o trabalho de pesquisa ao proporcionar uma “leitura de mundo” mais eficaz, por partir do conhecimento da própria realidade da comunidade onde vive. Dessa forma, ao trabalhar o tema: “Histórias da Comunidade”, o jovem aluno tem a oportunidade de tomar conhecimento sobre a origem da sua comunidade, seus valores, crenças e as mudanças ocorridas no decorrer do tempo. Aprendendo a valorizar sua própria cultura e a sua comunidade sentindo-se participante dela. Para tanto, além de leituras, depoimentos e pesquisas diversas, o aluno utiliza-se das habilidades, inclusive da arte para representar os conhecimentos adquiridos neste projeto.


Professores participantes do projeto:
Silvia Helena de Carvalho
Madalena Maria da Silva
Marília Rodrigues da Silva
Luziete Marques da Costa

(Fonte: Blog da Professora Madalena apud Blog Peixe Gordo News)

2 comentários:

Parabéns, pela publicação, porém vocês estiveram plagiando uma publicação sem informar a fonte, e isso é crime. Solicito que a fonte do texto seja identificada, e que esse erro não volte a acontecer.

Pedimos desculpas Flávio e externamos nossos agradecimentos acompanhados do esclarecimentos de total ausência de intenção de plágio. Na verdade, a intenção mesmo foi de ampliar o nível de divulgação dessa tão importante experiência. Nossa colaboradora, Vilda Alcântara, que já se retratou junto ao Blog, por um equívoco, esqueceu de fazer as referências. Faremos um esforço de não mais deixar escapar essas situações. Caso aconteça, favor sempre nos lembrar. EStamos abertos a contribuições!