quinta-feira, 17 de junho de 2010

ICAPUÍ MELHORA NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS


De acordo com a apresentação dos resultados do SPAECE-ALFA, revelados neste dia 14 de Junho, pelo Governador Cid Gomes, o município de Icapuí saiu da situação "intermediária" para a situação "suficiente" quanto à alfabetização de suas crianças no 2º ano do Ensino fundamental. O Suficiente correspondente a um nível de alfabetização onde os alunos já se encontram em condições de leitura e escrita já próximos de uma leitura e escrita proeficiente. Os níveis são classificados com cores,e neste caso o mapa de Icapuí éstá verde claro (suficiente), precisando chegar ainda ao nível desejável (verde escuro).

A publicação do Diário do Nordeste, no dia 15 de Junho esclarece esse avanço nos municíípios:

"Em 2007, quando o Spaece-Alfa foi aplicado pela primeira vez, apenas 14 municípios atingiram o nível desejável e 37, o nível suficiente. Os bons resultados tem como causa, segundo Izolda, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), também implantado em 2007, e que tem como objetivo garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas da rede pública de ensino até os sete anos de idade.

No Spaece-Alfa de 2009, nenhum município alcançou os índices mais baixos de alfabetização. Em 2007, 39 deles estavam nessa situação, sendo 36 no nível vermelho, que significa alfabetização incompleta, e três no nível branco, representando que os alunos das escolas desses municípios chegavam aos oito anos de idade sem saber ler ou escrever ou até sem reconhecer as letras do próprio nome.

O número de escolas que se situam no nível intermediário da avaliação, caracterizado pela cor laranja, também diminuiu de 2007 para 2009. No primeiro ano, eram 94 municípios, passando para 22 em 2009, o que significa uma redução de 76,6%.

Segundo Izolda Cela, os resultados, após três anos de implantação do Paic, mostrados pelo Spaece-Alfa, são muito significativos. "Em 2007, apenas 14 municípios alcançaram a média desejada. Em 2009, foram 83. Esse crescimento é muito importante e mostra que podemos, em 2010, ficar muito próximos dos 100% dos municípios em bons níveis de alfabetização."

(Por Fernanda de Oliveira - Fonte Diário do Nordeste, 15/06/2010)

0 comentários: