quinta-feira, 13 de maio de 2010

CONSELHOS ESCOLARES SERÃO CAPACITADOS

Sabedores do total interesse do Departamento de Articulação Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino, através da Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino do MEC em promover a capacitação dos conselhos, a Secretaria Municipal da Educação de Icapui, promoveu em 2006 a capacitação de um total de 30 integrantes de Conselhos Escolares, através da utilização do material instrucional do MEC no sentido de inaugurar um programa local de formação dos conselhos escolares. Com a reedição do Programa Federal e as mudanças de integrantes nos conselhos escolares, além da ampliação dos conselhos para a educação infantil, neste ano de 2010 a secretaria irá retomar essa capacitação.

Ela está sendo pensada para atender aos conselheiros na forma de estudo dirigido com momentos presenciais e à distância, seguindo uma organização modular nos moldes dos cadernos do material instrucional que será distribuído com os participantes das capacitações, desde o envio pelo MEC, e utilizado durante todo o processo, ficando após o curso nas mãos dos integrantes e da escola para estudo e pesquisa posteriores. Assim, a proposta do curso atual apenas redireciona e atualiza a proposta anterior (2006) com alguns ajustes específicos, com base na experiência anterior e nos novos grupos.

O Objetivo é capacitar conselheiros escolares de escolas de EF e CEI’s para um processo participativo mais qualificado na gestão escolar, nos projetos pedagógicos, avaliação e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, e alocação/ administração dos recursos da escola. A principal meta é realizar 08 encontros modulares de estudo e capacitação dos coordenadores e conselhos escolares com duração de até 8 h/a, atingindo um público de até 30 pessoas, perfazendo uma carga horária de 64 h/a de estudos presenciais.


No dia 02 de Junho será realizado o módulo introdutorio, adiado que foi neste dia 13 de Maio, em função do material cedido pelo MEc ainda não ter chegado à Secretaria e á coordenação do curso.

0 comentários: